terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aula 1 - 211MA - Física - Por que ocorrem as marés?

Aula 1 - 211MA - Física

Texto 1: Por que ocorrem as marés?

Um dos fenômenos naturais mais conhecidos é o das marés oceânicas, que consiste na variação periódica do nível do mar, produzindo a "maré alta" e a "maré baixa". Em um determinado local, cada uma dessas marés ocorre duas vezes ao dia (figura 4-37).













Embora esse fenômeno, evidentemente, tenha sido registrado desde épocas muito remotas, somente com o estabel
ecimento da lei da gravitação universal Newton conseguiu explicar a causa das marés. Usando a idéia de gravitação, ele mostrou que as marés são devidas às forças de atração do Sol e da Lua sobre as águas do mar.

Para entender de maneira simplificada a formação das marés, observe a figura 4-38, que representa a Terra em seu movimento em torno do Sol. A água do mar, em A, está mais próxima do Sol, sendo, então, atraída por ele com uma força maior do que os demais pontos. Por isso, essa água sofre uma elevação neste ponto, dando origem a uma maré alta na posição A". No ponto B, diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos. Então, em B, por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta. Nos pontos C e D, conseqüentemente, o nível do mar é inferior à altura média, isto é, em cada um destes pontos acontece uma maré baixa. À medida que a Terra gira em torno de seu eixo, quando o ponto A está em D, por exemplo, ocorre uma maré baixa nesta região. Assim, as marés alta e baixa se sucedem numa dada região, havendo, em cada volta da Terra, duas marés altas e duas marés baixas.

A atração gravitacional da Lua provoca um efeito semelhante nas águas do mar, se superpondo ao efeito produzido pelo Sol. Por isto, quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, são observadas marés mais elevadas do que em outras épocas, pois nesta situação os efeitos se somam.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:
Nº:
Turma:

1)Muitas pessoas acham que, se em um ponto da Terra observa-se uma maré alta, naquele mesmo momento ocorre uma maré baixa no ponto da Terra diametralmente oposto. Você concorda com essas pessoas? Explique baseado no texto.

2)Alguém encontra-se em uma certa posição na praia, observando uma maré alta. Permanecendo naquele local, depois de quanto tempo a pessoa observará:

a)uma primeira maré baixa?

b)uma próxima maré alta?

3)Durante o período de lua cheia, são observadas marés altas mais elevadas do que o valor médio de todas as marés altas. Por que isso acontece?

8 comentários:

Camila, Carmem, Gabriel, Gustavo Rebello e João Paulo disse...

Nome: Camila, Carmem, Gabriel, Gustavo Rebello, João Paulo
nº: 7, 9 , 12 , 13 , 18
Turma: 211 MA

1 - Não, no polo oposto ao que está em maré alta, a força gravitacional é menor do que em qualquer ponto da Terra, assim, por inércia a água tende a se afastar da terra, formando maré alta também.

2 a - 6 horas
b - 12 horas

3 - Pois os efeitos que o Sol e Lua exercem sobre as águas da terra se somam em lua cheia, já que estes se encontram alinhados.

Beatriz, Breno, Diogo, Gustavo Nardy, Isabela Alves, Julia disse...

Nome:Beatriz, Breno, Diogo, Gustavo Nardy, Isabela Alves e Julia
Numero:3-4-11-14-16-19
Turma:211MA

1.Sim, pois occore variação no nível do mar. Quando a agua do mar estiver mais proxima do sol, é atraida por uma força maior, assim, esta agua sobre elevaçao neste ponto, dando origem a maré alta.Em cada volta da Terra, tem duas marés altas e duas marés baixas.

2.a) apos 12 horas
b) apos 24 horas

3. Pois nessa situaçao os efeitos do Sol, da Terra e da Lua estao alinhados e se somam.

Adrielli, Ana Carolina, Bruno, Carlos Alberto e Henrique disse...

Nome: Adrielli, Ana Carolina, Bruno, Carlos Alberto e Henrique
Nº: 1, 2, 5, 8 e 15
Turma: 211MA

1)Não, pois a água do mar, no ponto A, está mais próxima do Sol, sendo, então, atraída por ele com uma força maior do que os demais pontos. Por isso, essa água sofre uma elevação neste ponto, dando origem a uma maré alta na posição A". No ponto B, diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos. Então, em B, por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta.

2)a)À medida que a Terra gira em torno de seu eixo

b)Quando a água do mar ficar mais próxima do mar novamente

3)Porque quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, são observadas marés mais elevadas pois nesta situação os efeitos se somam.

Caio, Denival, Izabela Ferreira e Juliana disse...

Nomes: Caio (06), Denival (10), Izabela Ferreira (17) e Juliana (20)
Nos.: 6, 10, 17 e 20
Turma: 211MA - G1

Respostas
1) Não, pois os pontos diametralmente opostos terão marés altas, já que em um ponto o próprio Sol exerce forças de gravitação e outro ponto sofre a inércia.

2)
a) A primeira maré baixa será observada naquela posição da praia após o tempo de 6 horas, a partir do momento que se iniciou a observação.

b) A próxima maré alta então será observado após 12 horas, a partir do momento que se inicia a observação.

3)A Lua, quando alinhada ao Sol e o planeta Terra, gera uma visão que a nós cabe denominar Lua Cheia. Já que estão em uma mesma linha, a tendência é que as forças se somem, já que a atração gravitacional será produzida por dois corpos (o Sol e a Lua), ao invés de um só.

Maria Clara, 24, Maria Luiza, 25, Milton, 29, Vinicius,34 disse...

1)Não, pois no ponto diametralmente oposto a maré é alta por causa da força de inércia, se o ponto não estiver de frente para o Sol.
2)
a)6 horas, divindo 24 horas por 4, que são 4 marés, 2 altas e 2 baixas.
b)12 horas
3)A Lua, o Sol e a Terra estão alinhados, então as atrações gravitacionais se somam e aumentam as marés.

Mattheus, Victor, Laura e Letícia disse...

Nomes: Mattheus Hoyashi, Victor Sá, Letícia Andrade e Laura Miranda.

Números: 28, 33, 22, 21.

Turma: 211MA.

Respostas:
1)Não, pois no momento em que o campo gravitacional do Sol atrai a água do mar, esta forma maré alta. Entretanto o ponto diametralmente desta, por estar logicamente distante é atraida com força de menor intensidade, logo por inércia a água do mar neste ponto diametral tende a se manter e formar maré alta, e não baixa.

2)6 horas.
b)12 horas.

3)Pois quando ocorre o fenômeno da Lua Cheia, o Sol e a Lua encontram-se alinhados, logo as forças de atração da água do mar pelo Sol e pela Lua se somam, resultando numa força de atração muito maior, que ocasiona a marés altas maiores que as médias das marés altas.

Marianna,Monique,Tales,Vitor disse...

Marianna Pereira,Monique Louise,Thales Avila,Vitor Dumas. disse...

Nome:Marianna Pereira,Monique Louise,e Vitor Dumas.
Numeros:27;30;32 e 35.
Turma:211ma

1)Não, pois os pontos opostos terão marés altas,
já que em um ponto o próprio Sol exerce forças de gravitação e
outro ponto sofre a inércia.



2)a- 6h

b- 12h

3) Com a alinhação da Lua, do Sol e da Terra os efeitos se somam,
assim, tendo efeitos maiores que o normal, gerando marés maiore

Maitê(23) , Nikolas(31) , Paola(36) disse...

1 - Esse pensamento está incorreto , porque , se um ponto apresenta maré alta , sendo atraído pelo sol , seu ponto diametralmente oposto tem uma menor força gravitacional do Sol sobre a água em relação aos outros pontos, assim ,por inércia,a água se afasta da terra e dá origem também a uma maré alta.

2-
a)Depois de 6 horas.
b)Depois de 12 horas.

3- A atração gravitacional que a lua cheia provoca é maior que a do sol, porque os efeitos se somam ,quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, são observadas marés mais elevadas do que em outras épocas.