terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aula 1 - 211MB - Física - Por que ocorrem as marés?

Aula 1 - 211MB - Física

Texto 1: Por que ocorrem as marés?

Um dos fenômenos naturais mais conhecidos é o das marés oceânicas, que consiste na variação periódica do nível do mar, produzindo a "maré alta" e a "maré baixa". Em um determinado local, cada uma dessas marés ocorre duas vezes ao dia (figura 4-37).

Embora esse fenômeno, evidentemente, tenha sido registrado desde épocas muito remotas, somente com o estabelecimento da lei da gravitação universal Newton conseguiu explicar a causa das marés. Usando a idéia de gravitação, ele mostrou que as marés são devidas às forças de atração do Sol e da Lua sobre as águas do mar.

Para entender de maneira simplificada a formação das marés, observe a figura 4-38, que representa a Terra em seu movimento em torno do Sol. A água do mar, em A, está mais próxima do Sol, sendo, então, atraída por ele com uma força maior do que os demais pontos. Por isso, essa água sofre uma elevação neste ponto, dando origem a uma maré alta na posição A". No ponto B, diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos. Então, em B, por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta. Nos pontos C e D, conseqüentemente, o nível do mar é inferior à altura média, isto é, em cada um destes pontos acontece uma maré baixa. À medida que a Terra gira em torno de seu eixo, quando o ponto A está em D, por exemplo, ocorre uma maré baixa nesta região. Assim, as marés alta e baixa se sucedem numa dada região, havendo, em cada volta da Terra, duas marés altas e duas marés baixas.

A atração gravitacional da Lua provoca um efeito semelhante nas águas do mar, se superpondo ao efeito produzido pelo Sol. Por isto, quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, são observadas marés mais elevadas do que em outras épocas, pois nesta situação os efeitos se somam.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:
Nº:
Turma:

1)Muitas pessoas acham que, se em um ponto da Terra observa-se uma maré alta, naquele mesmo momento ocorre uma maré baixa no ponto da Terra diametralmente oposto. Você concorda com essas pessoas? Explique baseado no texto.

2)Alguém encontra-se em uma certa posição na praia, observando uma maré alta. Permanecendo naquele local, depois de quanto tempo a pessoa observará:

a)uma primeira maré baixa?

b)uma próxima maré alta?

3)Durante o período de lua cheia, são observadas marés altas mais elevadas do que o valor médio de todas as marés altas. Por que isso acontece?

17 comentários:

Alexandra e Juliana Mendes disse...

Nomes:Alexandra e Juliana Mendes
Nº:01 e 15
Turma: 211MB

1- Sim, porque quando a água do mar está próxima ao Sol é atraída por uma força maior, assim, sofre uma elevação que dá origem a maré alta. E ao mesmo tempo, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor, no qual, a água se afasta da Terra dando origem a maré baixa.

2-a)A pessoa vai poder observar uma próxima maré baixa quando a Terra girar em torno de seu eixo.
b)A pessoa observará uma próxima maré alta quando o Sol, a Terra e a Lua estiverem alinhados.

3- Isso acontece por causa da atração gravitacional da Lua que provoca um efeito igual nas águas do mar, assim superpondo-se ao efeito que é produzido pelo Sol. ,

Ana Paula, Helena, Júlia Leite e Leticia Duque. disse...

Nome: Ana Paula, Helena, Júlia Leite e Leticia Duque.
Nº: 02, 12, 13 e 18
Turma: 211MB

1- Não. Quando um ponto da terra está mais próxima do sol, a água do mar sofre uma elevação neste ponto, fazendo ocorrer o fenômeno de maré alta, e em seu ponto diametralmente oposto ocorre esse mesmo fenômeno de maré alta pois a força gravitacional do sol sobre a água é menor e a água por inércia tende a se afastar da terra.

2- a) A pessoa observará a primeira maré baixa após 6 horas do início da maré alta.
b) A pessoa observará a próxima maré alta após 12 horas do término da maré baixa.

3- O fenômeno das marés, está relacionado à atração gravitacional exercida pela lua. Com isso, quanto maior a lua e mais próxima que ela está da terra, caracterizará uma elevação no nivel das marés. Isso acontece devido a alta força gravitacional que a lua cheia, exerce sobre as marés.

Bianca, Caio, Carlos, Denys e Juliana F. disse...

Nome: Bianca, Caio, Carlos, Denys e Juliana Fernandes.
Nº:05, 06, 07, 11 e 14.
Turma: 211MB.

1- Não concordamos, pois quando há uma maré alta que é ocorrida pelo fato das águas do mar serem atraídas pelo Sol, diametralmente seu ponto oposto por inércia tende a ocorrer o mesmo tipo de maré, nesse caso as marés altas.

2 - a)A força gravitacional do Sol sobre a agua é menor do que os demais pontos. Então por inércia a água tende a se afastar da Terra dando aorigem a maré baixa.

b)A agua do mar quando está mais próxima do Sol sendo atraida por ele sofre uma elevação dando origem a maré alta.

3- Porque a atração gavitacional da Lua é semelhante nas águas superando o efeito produzido pelo Sol. Com o alinhamento do sol, da lua e da terra as marés ficam mais elevadas do que em outras épocas.

Anne, Carolina, Lara e Letícia de Q. disse...

Nome: Anne Caroline, Carolina,Lara Portilho e Letícia de Queiroz

Nº: 03,08,16,17

Turma: 211MB

1 - Não.Pois sendo explicado através da Inércia, a água tende a se afastar da terra que consequentemente formam a maré alta.

2 - a)Ocorre no ponto onde a força gravitacional do sol incidindo sobre a água é menor.Onde o nível do mar se encontra inferior a altura média, sendo que terra gira em torno do seu próprio eixo, formando assim uma maré baixa.

b)Já nas marés altas, ocorre onde há maior incidência da força gravitacional do sol sobre a água,sendo atraída com maior força, com isso a a água sofre uma elevação que consequentemente forma a maré alta.

3 - Pois nesse periodo o Sol a Terra e a Lua estão alinhados, com isso à ocorrência de marés altas é maior do que em outras época, pois assim os efeitos se somam.

Viror Landim, Marcelo José, Matheus Lisboa, Rodrigo Cler disse...

Nome:Vitor Landim, Rodrigo Cler, Marcelo José, Matheus Lisboa.

Nº:34,30,22,25

Turma: 211MB

1) Não concordamos, pois, a maré alta se da devido ao posicionamento solar e lunar, sendo que ela se eleva nos pontos em que está situado o sol e a lua no momento, então é errado dizer que as marés estão baixa e alta em pontos opostos pois o sol e a lua ficam nesses pontos sempre.

2)
a)A pessoa observará tal fenomeno depois de observar a maré por 6 horas

b)A pessoa observará tal fenomeno depois de observar a maré por 12 horas

3)Porque a Lua provoca um efeito semelhante ao efeito do Sol sobre as àguas do mar, então quando a Lua e o Sol estão alinhados, suas forças se somam, e os efeitos sobre a água do mar são maiores, dando origem a marés mais elevadas do que em outras épocas

Letícia Soares, Luiza Souza, Maria Clara Mello disse...

Nomes: Letícia Soares, Luiza Souza e Maria Clara Mello.
números: 20, 21, 23
turma: 211mb

1) Não. Porque mesmo em pontos opostos do globo terrestre a maré será alta/igual.

2)a. Após 6 horas.
b. Após 12 horas.

3)Porque o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, assim as marés são mais altas.

Matheus Valadares, Pedro, Raylla e Thiago disse...

Nome:Matheus Valadares, Pedro,Raylla e Thiago.
N°:24,27,29,33.
Turma: 211MB
1)Discordamos dessa opinião , pois quando um determinado ponto da terra se encontra próximo ao sol a quantidade da água do mar se eleva originando a maré alta,em um outro ponto diametralmente oposto ocorre, a maré alta porque a força gravitacional que o sol exerce sobre a água é menor , e por inercia a água se afasta relativamente da terra.
2)
a)Pode se observar quando a Terra gira em torno de seu eixo.
b)O individuo observará que a maré alta se inicia geralmente apos o termino da parte da manha e no inicio da tarde.
3)A lua e o sol exercem atração sobre a Terra. No periodo da lua cheia, quando a lua está mais perto da Terra, a atração é maior ainda, aumentando o nivel das marés.

Rayani, Sara, Thaís e Yasminni disse...

Nome: Rayani, Sara, Thaís e Yasminni
Nº: 28, 31,32 e 35
Turma: 211 MB
1. Não . Quando a água do mar está mais próxima do sol ela está sendo atraída por ele com uma força maior que nos outros pontos , por isso ocorre uma maré alta ,já no ponto diametralmente oposto a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos,assim por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta.


2.a) A medida que a terra gira em torno do seu eixo , irá se formar uma maré baixa.

b)Quando o sol , a lua e a terra estiverem alinhados observará o surgimento de uma maré alta , pois nessa situação somam-se todos os efeitos.


3.Pois a lua exerce uma força gravitacional semelhante ao do sol , por isso quando o sol , a lua e a terra estão alinhados se tem marés mais elevadas do que em outras épocas.

Bárbara Gama Dias disse...

Nome: Bárbara Gama Dias Reis Silva
Nº:04
Turma: 211MB

1)Sim , pois um dos lados do diâmetro da terra está mais próximo da sol ,sendo então atraídas por ele o que não acontece em seu lado oposto.Assim um ponto acaba tendo uma maré alta enquanto o outro maré baixa .

2)a)
Quando a terra girar em torno do seu próprio eixo
b)Quando o sol e a Lua estiverem alinhados .

3)Pois durante a Lua cheia existe maior proximidade da mesma com a terra assim aumentando sua força gravitacional .

Caroline Velasco disse...

Nome:Caroline Silva Velasco
Turma:211mb
n°:09

1)Não.Pois os pontos opostos da Terra, são iguais,ou seja, apresentam a mesma maré(baixa ou alta).Quando um lado,está mas próximo do sol,é atraído por ele, consequentemente,tendo a maré alta. Já no lado contrário, a água tende a se afastar da Terra, dando origem ,também a uma maré alta.

2)a)Após a terra ter girado em torno de seu eixo.(6 h)

b)Após outro giro da terra em torno de seu eixo.(12 h)

3)Pois ocorre o alinhamento da Terra,do Sol e da Lua,somando todos os efeitos da maré alta.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Letícia Neves disse...

Nome: Letícia Neves
Nº: 19
Turma: 211MB

1) Não, porque quando em um ponto está acontecendo uma maré alta, ou seja, estando mais próxima do sol sendo atraída com mais força do que os demais pontos. Em um ponto diametralmente oposto, a força gravitacional do Sol sobre a água é menor do que nos demais pontos, assim por inercia, a água tende a se afastar da terra dando origem também a maré alta.

2) A- Após a Terra girar em torno de seu eixo,levando. 6 horas.
B- 12 horas.

3) Devido ao Sol, a Terra e a Lua estarem alinhados, os efeitos das marés nessas épocas se somam.

Ana Luiza - n 36 disse...

1) Não, porque se ocorre uma maré alta, em um ponto diretamente oposto, o mesmo tipo de maré deverá ocorrer, ou seja, uma maré alta.
2)
a) Após a Terra girar em torno de seu próprio eixo. Cerca de 6 horas.
b) Após a Terra girar duas vezes em torno de seu próprio eixo. Cerca de 12 horas.

3) Porque no período de lua cheia, ela e o Sol estão alinhados, assim somando os efeitos das marés