segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aula 3 - 211MA - Física no tempo - Sistemas geocêntrico e o heliocêntrico

Aula 3 - Texto 3 – Física no tempo - Sistemas geocêntrico e o heliocêntrico

Século VI a.C.

Deixando de lado as explicações mitológicas e a intervenção dos deuses, os gregos procuraram analisar os fenômenos naturais por meio das próprias coisas da natureza. Assim, o estudo dos movimentos dos corpos passou a ter uma explicação mais científica.

Século IV a.C.

Aristóteles apresentou uma teoria para explicar o movimento dos corpos, terrestres e celestes, que perdurou por muitos séculos. Em sua teoria o universo era dividido em duas regiões. A primeira região era a do mundo sublunar, no qual todos os corpos eram constituídos por quatro elementos: a água, o ar, a terra e o fogo. Os movimentos dos corpos, nessa região eram explicados pela tendência que os corpos teriam de chegar ao seu “lugar natural”. O lugar natural dos corpos pesados seria o centro da Terra e dos corpos leves, acima da Terra. A outra região era a do mundo supralunar. Nessa região, que começaria a partir da Lua, os corpos celestes descreveriam movimentos circulares, considerados perfeitos. A Terra estaria imóvel no centro do Universo (sistema geocêntrico).

Séculos XVI e XVII

Nicolau Copérnico (1473 – 1543), astrônomo polonês, apresentou uma nova concepção para a estrutura do Universo, considerando o Sol como seu centro (sistema heliocêntrico). Os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas circulares em torno do Sol.

Giordano Bruno (1548 – 1600), filósofo italiano, foi seguidor do sistema heliocêntrico proposto por Copérnico. Foi condenado à morte na fogueira pela Inquisição.

O sistema de Copérnico não foi aceito pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), que contribuiu com um novo sistema geocêntrico, segundo o qual o Sol giraria em torno da terra e os planetas em torno do Sol.

Coube a Johannes Kepler (1571-1630), discípulo de Tycho Crahe, explicar corretamente o movimento dos planetas em torno do Sol, destacando a forma elíptica das órbitas.

Galileu Galilei (1564-1642), físico e matemático italiano, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento científico moderno. Considerado o criador da Física Experimental, sempre recorria a experimentos para provar suas teorias. Galileu estabeleceu a lei da queda dos corpos, segundo a qual todos os corpos, leves ou pesados, grandes ou pequenos, quando desprezada a resistência do ar, caem com a mesma aceleração. Foi o primeiro homem a observar o céu cientificamente. Descobriu os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases da Lua. Defendeu a idéia de que a Terra não poderia ser o centro do Universo e que, na verdade, deveria estar girando em torno do Sol. Aceitou as descobertas de Kepler, seu contemporâneo.

Séculos XVII e XVIII

Historiadores e cientistas são unânimes em afirmar que Isaac Newton (1642-1727) representou a luz que iluminou definitivamente o pensamento científico moderno. Estabeleceu as três leis fundamentais do movimento, constituem a base sobre a qual se estrutura a mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal, que explica os movimentos dos astros.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:

Nº:

Turma:

1)Qual a diferença entre os sistemas geocêntrico e o heliocêntrico?

2)Escreva o enunciado de cada uma das três leis fundamentais do movimento que constituem a base da parte da Física, denominada Mecânica?

3)O que é Física Experimental?

9 comentários:

Beatriz, Breno, Gustavo Nardy, Isabela Alves e Julia disse...

Números: 3, 4, 14, 16 e 19

1- Geocêntrica é a Terra no centro do universo e a heliocêntrica é o Sol no centro do universo.

2- Príncipio da Inércia, Lei Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação

3- Recorrer a experimentos para comprovar as teorias.

Adrielli, Ana Carolina, Bruno, Carlos Alberto e Henrique disse...

Nome: Adrielli Vidal, Ana Carolina Gaudard, Bruno Carraro, Carlos Alberto Monteiro e Henrique Costa
Nº: 1, 2, 5, 8 e 15
Turma: 211MA

1) Sistema Heliocêntrico - Nova concepção para a estrutura do Universo, considerando o Sol como seu centro

Sistema Geocêntrico - A Terra estaria imóvel no centro do Universo

2) 1ª- Princípio da Inércia
2ª- Princípio Fundamental da Dinâmica
3ª- Ação e Reação

3) É a categoria de disciplinas e sub-disciplinas preocupada com a observação de fenômenos físicos a fim de coletar dados sobre o Universo. Os métodos variam de disciplina para disciplina, de experiências simples e observações

Carmem, Gabriel, Gustavo Reibello, João Paulo. disse...

Nome:Carmem, Gabriel, Gustavo Reibello, João Paulo.
Número: 9, 12,13, 18.
Turma:211ma

1-sistema geocêntrico:A Terra estaria imóvel no centro do Universo, inclusive o Sol girando ao seu redor.
Sistema heliocêntrico: Em estrutura universal considera o sol como centro do universo.

2- 1° lei de Newton- Princípio da inércia
2° lei de Newton- Princípio fundamental da dinâmica
3° lei de Newton- Ação e reação.

3- Física experimantal consiste em sempre recorrer a experimentos para provar suas teorias.

Caio (06), Denival (10) e Juliana (20) disse...

Nome: Caio, Denival e Juliana
Números: 06, 10 e 20
Turma: 211MA

1- Na teoria geocêntrica, supunha-se que a Sol girasse em torno do Terra. Na teoria heliocêntrica, hoje em dia confirmada, a Terra gira em torno do Sol, constituindo trajetórias elípticas.

2-
1ª lei (Princípio da Inércia): Todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) a menos que a resultante das forças que atuam sobre ele deixe de ser nula.
2ª lei (Princípio Fundamental da Dinâmica): A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa pela aceleração (F = m.a), o que denota uma situação de proporcionalidade.
3ª lei (Lei da Ação e Reação): Se um corpo A aplica uma força num corpo B, essa será a força de ação, o que resultará numa força de reação, de B para A.

3- Física Experimental é o ramo da Física que trata da observação analítica dos fenômenos dessa categoria, realizando experimentos para entender novos fatos.

Maria Clara 24, Maria Luiza 25, Milton 29 e Vinicius 34 211MA disse...

1)No sistema geocêntrico a Terra estaria no centro do Universo, imovél. Já no sistema heliocêntrico o Sol estaria no centro do Universo enquanto os outros planetas inclusive a Terra girariam em torno do mesmo.
2)Princípio da Inércia, Princípo Fundamental da Dinâmica e Lei de Ação e Reação.
3) Física Experimental é chegar a fatos concretos através de experimentos.

Camila, Diogo, Izabela Ferreira disse...

Nome: Camila, Diogo, Izabela Ferreira
N°: 7, 11, 17
Turma: 211MA

01 - No sistema heliocêntrico os planetas girarariam em torno do Sol, que estaria no centro do universo e no sistema geocêntrico a Terra estaria no centro do universo, e o Sol e outros planetas girariam em torno dela. Essa teoria foi remodelada pelo astrônomo Tycho Brahe, que propõe que o Sol giraria em torno da Terra e os planetas em torno do Sol, permancendo a Terra no centro.

02 - Primeira Lei de Newton: Princípio da Inércia
Segunda Lei de Newton: Princípio Fundamental da dinâmica
Terceira Lei de Newton: Ação e Reação

03 - É a física que utiliza de experiências para comprovar teorias.

Marianna Pereira;Monique Louise;Thales Ávila e Vitor Dumas . disse...

Nome:Marianna Pereira;Monique Louise;Thales Ávila e Vitor Dumas.
Numeros:27 ; 30 ; 32 ; 35.
Turma:211MA

1-Sol é o centro do universo (sistema heliocêntrico). Os planetas ficam em órbitas circulares ao redor do Sol.
Sistema geocêntrico, o Sol gira em torno da terra e os planetas em torno do Sol.
2- 1°Lei de Newton- Princípio da Inércia.
2°Lei de Newton- Princípio Fundamental da Dinâmica.
3° Lei de Newton- Princípio da Ação e Reação.
3-A física expremental é a observação de experimentos físicos,para assim poder coletar dados sobre o universo.Os métodos de observação variam de acordo com os experimentos.

Maitê , Nikolas e Paola. disse...

1- sistema geocêntrico- A Terra estaria imóvel no centro do Universo.

sistema heliocêntrico- Sol como o centro do Universo. Os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas circulares em seu torno.

2-As três leis fundamentais do movimento são:
1ª Princípio da Inércia, 2ª Princípio Fundamental da Dinâmica e a 3ª Ação e Reação. Essas leis constituem a base na qual
se estrutura a mecânica.

3- A Física Experimental consiste em fazer experimentos e observações para compravar os estudos e fenômenos que ocorrem no Universo.

Laura, Letícia, Mattheus e Victor disse...

Nome: Laura, Letícia, Mattheus e Victor Sá
Número: 21, 22, 28 e 33
Turma: 211MA

1-)No modelo geocêntrico, a Terra está no centro do universo, com os planetas e o sol girando ao seu redor. Já no modelo heliocêntrico, o sol está no centro do universo, com os planetas girando em torno dele, em formas elípticas.

2-)1º Lei de Newton - Lei da Inércia: Um corpo tende a manter seu estado, seja este de movimento ou repouso, até que uma força aja sobre ele, modificando o estado em que ele está.
2º Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica: A resultante das forças agentes em um corpo é dado pelo produto de sua massa com sua aceleração.
3º Lei de Newton - Lei da Ação e Reação: Para toda força aplicada a um corpo, temos uma força de mesma direção e intensidade, mas de sentidos opostos.

3-)A física experimental é a vertente da física que usa experimentos para comprovar suas teorias.