segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aula 3 - 211MC - Física no tempo - Sistemas geocêntrico e o heliocêntrico

Aula 3 - Texto 3 – Física no tempo - Sistemas geocêntrico e o heliocêntrico

Século VI a.C.

Deixando de lado as explicações mitológicas e a intervenção dos deuses, os gregos procuraram analisar os fenômenos naturais por meio das próprias coisas da natureza. Assim, o estudo dos movimentos dos corpos passou a ter uma explicação mais científica.

Século IV a.C.

Aristóteles apresentou uma teoria para explicar o movimento dos corpos, terrestres e celestes, que perdurou por muitos séculos. Em sua teoria o universo era dividido em duas regiões. A primeira região era a do mundo sublunar, no qual todos os corpos eram constituídos por quatro elementos: a água, o ar, a terra e o fogo. Os movimentos dos corpos, nessa região eram explicados pela tendência que os corpos teriam de chegar ao seu “lugar natural”. O lugar natural dos corpos pesados seria o centro da Terra e dos corpos leves, acima da Terra. A outra região era a do mundo supralunar. Nessa região, que começaria a partir da Lua, os corpos celestes descreveriam movimentos circulares, considerados perfeitos. A Terra estaria imóvel no centro do Universo (sistema geocêntrico).

Séculos XVI e XVII

Nicolau Copérnico (1473 – 1543), astrônomo polonês, apresentou uma nova concepção para a estrutura do Universo, considerando o Sol como seu centro (sistema heliocêntrico). Os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas circulares em torno do Sol.

Giordano Bruno (1548 – 1600), filósofo italiano, foi seguidor do sistema heliocêntrico proposto por Copérnico. Foi condenado à morte na fogueira pela Inquisição.

O sistema de Copérnico não foi aceito pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), que contribuiu com um novo sistema geocêntrico, segundo o qual o Sol giraria em torno da terra e os planetas em torno do Sol.

Coube a Johannes Kepler (1571-1630), discípulo de Tycho Crahe, explicar corretamente o movimento dos planetas em torno do Sol, destacando a forma elíptica das órbitas.

Galileu Galilei (1564-1642), físico e matemático italiano, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento científico moderno. Considerado o criador da Física Experimental, sempre recorria a experimentos para provar suas teorias. Galileu estabeleceu a lei da queda dos corpos, segundo a qual todos os corpos, leves ou pesados, grandes ou pequenos, quando desprezada a resistência do ar, caem com a mesma aceleração. Foi o primeiro homem a observar o céu cientificamente. Descobriu os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases da Lua. Defendeu a idéia de que a Terra não poderia ser o centro do Universo e que, na verdade, deveria estar girando em torno do Sol. Aceitou as descobertas de Kepler, seu contemporâneo.

Séculos XVII e XVIII

Historiadores e cientistas são unânimes em afirmar que Isaac Newton (1642-1727) representou a luz que iluminou definitivamente o pensamento científico moderno. Estabeleceu as três leis fundamentais do movimento, constituem a base sobre a qual se estrutura a mecânica. Descobriu a Lei da Gravitação Universal, que explica os movimentos dos astros.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:

Nº:

Turma:

1)Qual a diferença entre os sistemas geocêntrico e o heliocêntrico?

2)Escreva o enunciado de cada uma das três leis fundamentais do movimento que constituem a base da parte da Física, denominada Mecânica?

3)O que é Física Experimental?

12 comentários:

Amanda, Julia e Karina disse...

Amanda, Julia Raggi e Karina Nogueira
n°: 1, 17 e 20
turma:211 mc




1)SISTEMA HELIOCENTRICO:Osol é o centro, os planetas fazem orbitas em torno do Sol.
Sitema Geocentrico: O Sol gira me torno da terra e o planeta em torno do Sol.

2)1.Lei da Inercia
2. Principio fundamental da dinamica
3. Lei da açao e reaçao

3)Recorer a experimentos para comprovar as teorias.

Bárbara, Gabriel, Gabrielly, Helen e João Pedro disse...

Nome: Bárbara, Gabriel, Gabrielly, Helen e João Pedro
Números: 4, 11, 12, 14 e 15
Turma: 211MC

1) No sistema geocêntrico, o planeta Terra se encontra no centro do universo, e no sistema heliocêntrico, é o Sol que está centralizado.

2) Lei da Inércia: "Todo corpo em repouso tende, por inércia, a permanecer em repouso; todo corpo em movimento tende, por inércia, a permanecer em MRU."

Princípio Fundamental da Dinâmica: "força = massa . aceleração"

Princípio da Ação e Reação: "Toda força aplicada tem uma reação de mesma intensidade e direção, e de sentido oposto."

3) Física Experimental é aquela que se utiliza de experimentos científicos para a comprovação de teorias.

Camila,Fernanda e Juliano disse...

Camila,Fernanda e Juliano(06.10,18)
Turma 211MC

1-No sistema geocêntrico a Terra está no centro do universo,já no heliocêntrico quem está no centro do universo é o Sol.

2-Lei da Inércia"Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."
Lei fundamental da dinâmica- "A resultante das forças que agem num corpo é igual a variação da quantidade de movimento em relação ao tempo"
Lei da Acão e Reação-"Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B."

3-Criada por Galileu Galilei,para provar suas teorias é preciso recorrer a experimentos.

Ana Clara, Ana Paula, Beatriz Borges e Clarice disse...

Ana Clara 02, Ana Paula 03, Beatriz Borges 05 e Clarice 07

211MC

1)Geocêntrico: a Terra está no centro do Universo e todos os outros astros giram em torno dele.
Heliocêntrico: o Sol no centro do universo e todos os astros giram em torno dele.

2)Lei da inércia, princípio fundamental da dinâmica e ação e reação.

3)Quando a Física é feita através de experimentos para provar suas teorias.

Jullia Bastos , Johann , Gustavo , Fellipe Schocair , Felipe Lacerda disse...

Nome : Johann , Jullia Bastos , Gustavo , Fellipe Schocair , Felipe Lacedor .
N°:16,19,13,9,8.
Turma : 211/mc
1-O sistema Geocêntrico é aquele que diz que a Terra estaria imóvel no centro do Universo e foi Aristóteles quem a primeiro formulou , já a teoria Heliocêntrica defende a ideia que a terra não poderia ser o centro do universo , e sim estar girando em torno do sol .

2-1º Lei - Princípio da inércia

2º Lei - Princípio fundamental da mecânica

3º Lei - Lei da ação e reação

3-O criador da Física Experimental, sempre fazia os experimentos para afirmar suas teorias. Galileu criou a lei da queda dos corpos, segundo a qual todos os corpos, leves ou pesados, pequenos ou grandes, quando desprezam a resistência do ar, ficam com a mesma aceleração.

Bárbara Gama disse...

Bárbara Gama disse...

Nome:Bárbara Gama Dias
Nº:04
Turma:211MB
1) O sistema geocêntrico acredita na teoria da terra se encontrar imóvel no centro da UNiverso e o sistema heliocêntrico acredita que o sol se encontre no centro do Universo.
2)As três leis fundamentais do movimento são :
Principio da Inércia -
Segunda lei de Newton -
Principio da ação e reação –
3)A física experimental é a categoria de disciplinas e sub-disciplinas preocupada com a observação de fenômenos físicos a fim de coletar dados sobre o Universo.

Anônimo disse...

Vitor Gomes 35 Tulio 34 Rudá 32
211MC
1-O sistema Geocentrico coloca a Terra como centro do universo e o Sol e outros planetas girando em torno dela, já o sistema heliocentrico coloca o Sol não no centro, mas próximo dele e os planetas girando em torno dele.

2-Primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia , na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.Segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica, a segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicado por sua aceleração.Princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton,se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto.

3-A física experimental é a categoria de disciplinas preocupada com a observação de fenômenos físicos a para obter dados sobre o Universo

Mariana Amorim disse...

Nome:Mariana Amorim,Mariane Bessa,Natalia Oliveira,Lucas Martins,Pedro Saturno,Sara Batista
Nº:26,28,29,25,23,31,33
Turma:211MC

1 - O sistema geocêntrico é a teoria que a Terra seria imóvel, e o centro do universo, sendo que o sol girava ao seu redor,e os outros planetas ao torno do Sol . Já o sistema heliocêntrico, que é o aceitado nos dias de hoje, diz que todos planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra, girava em orbita em torno do Sol.

2- 1° lei de Newton (princípio da inércia). Essa lei diz que todo o corpo mantêm seu estado de MU ou repouso e só se altera se uma força agir sobre ele.

2° Lei de Newton (principio fundamental da dinâmica), é basicamente a mudança de movimento a partir de uma força feita sobre o corpo. Fr=MxA a força é derivada do produto da massa e da aceleração.

3-A física experimental, teoria comprovada pelo fiscio Galileu Galilei estabeleceu a lei de queda dos corpos na qual todos os corpos tantos leves quanto os pesados cairiam com mesma aceleração despezando-se a resistencia do ar.

3°lei de Newton (principio de ação e reação), essa lei diz que toda ação recebe uma reação de força equivalente. Ex: se eu soco o plástico com 50N de força o plástico fará 50N na minha mão.

Laís,Larissa e Maria Eduarda disse...

Nome: Laís,Larissa e Maria Eduarda.
nº: 21,22,25
211MC

1) Sistema Geocêntrico: a terra se encontra no centro do universo.
Sistema Heliocêntrico: o sol se encontra no centro do universo.

2)1ª Lei - Inércia: Todo corpo em repouso tende por inércia a permanecer em repouso e todo corpo em movimento tende também por inércia, a permanecer em MRU.
2ª Lei - Princípio Fundamental da Dinâmica: Interação entre corpos chamada força a partir de suas massas e acelerações. força = massa . aceleração
3ª Lei - Princípio da Ação e Reação: Toda força aplicada tem uma reação de mesma intensidade, direção e de sentido oposto.

3) Física Experimental é a categoria de disciplinas e sub-disciplinas preocupada com a observação de fenômenos físicos a fim de coletar dados sobre o Universo ela também se utiliza de experimentos científicos para coletar esses dados e comprovar as teorias.

Mariana Amorim disse...

Nome:Mariana Amorim,Mariane Bessa,Natalia Oliveira,Lucas Martins,Pedro Saturno,Sara Batista
Nº:26,28,29,24,31,33
Turma:211MC

1 - O sistema geocêntrico é a teoria que a Terra seria imóvel, e o centro do universo, sendo que o sol girava ao seu redor,e os outros planetas ao torno do Sol . Já o sistema heliocêntrico, que é o aceitado nos dias de hoje, diz que todos planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra, girava em orbita em torno do Sol.

2- 1° lei de Newton (princípio da inércia). Essa lei diz que todo o corpo mantêm seu estado de MU ou repouso e só se altera se uma força agir sobre ele.

2° Lei de Newton (principio fundamental da dinâmica), é basicamente a mudança de movimento a partir de uma força feita sobre o corpo. Fr=MxA a força é derivada do produto da massa e da aceleração.

3-A física experimental, teoria comprovada pelo fiscio Galileu Galilei estabeleceu a lei de queda dos corpos na qual todos os corpos tantos leves quanto os pesados cairiam com mesma aceleração despezando-se a resistencia do ar.

3°lei de Newton (principio de ação e reação), essa lei diz que toda ação recebe uma reação de força equivalente. Ex: se eu soco o plástico com 50N de força o plástico fará 50N na minha mão.

Mariana Amorim disse...

Nome:Mariana Amorim,Mariane Bessa,Natalia Oliveira,Lucas Martins,Pedro Saturno,Sara Batista
Nº:26,28,29,24,31,33
Turma:211MC

1 - O sistema geocêntrico é a teoria que a Terra seria imóvel, e o centro do universo, sendo que o sol girava ao seu redor,e os outros planetas ao torno do Sol . Já o sistema heliocêntrico, que é o aceitado nos dias de hoje, diz que todos planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra, girava em orbita em torno do Sol.

2- 1° lei de Newton (princípio da inércia). Essa lei diz que todo o corpo mantêm seu estado de MU ou repouso e só se altera se uma força agir sobre ele.

2° Lei de Newton (principio fundamental da dinâmica), é basicamente a mudança de movimento a partir de uma força feita sobre o corpo. Fr=MxA a força é derivada do produto da massa e da aceleração.
3°lei de Newton (principio de ação e reação), essa lei diz que toda ação recebe uma reação de força equivalente. Ex: se eu soco o plástico com 50N de força o plástico fará 50N na minha mão.


3-A física experimental, teoria comprovada pelo fiscio Galileu Galilei estabeleceu a lei de queda dos corpos na qual todos os corpos tantos leves quanto os pesados cairiam com mesma aceleração despezando-se a resistencia do ar.

mariana castro numero 27 mc disse...

Nome: Mariana Castro
Nº: 27
Turma: 211 mc

1)No sistema geocêntrico, a Terra estaria imóvel no centro do Univero e os corpos celestes descreveriam movimentos circulares.Já o sistema heliocêntrico, os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas circulando em torno do Sol. Então, nesse sistema, o sol seria o centro do universo.
2)Lei da Ação e Reação,Lei Fundamental da Dinâmica, Lei da Inércia.
3) O uso de experimentos por Galileu para comprovar suas teorias.